História da Instituição

 A SEF foi fundada por incentivo do benfeitor espiritual Camilo, porém, o conhecido orador Divaldo Pereira Franco teve um papel decisivo.  Estando com Raul Teixeira em Belo Horizonte, hospedados na residência de confrades espíritas, Divaldo confirmou a tarefa que lhe estava ainda reservada, que se associaria à já existente da oratória espírita, afirmando: "Trago-lhe um recado de Joanna [referência ao espírito Joanna de Ângelis]. 

Diz ela que já é chegado o momento de você reunir um grupo de pessoas e iniciar um grupo de trabalhos, a formação de uma célula de divulgação com aqueles que são afins com a sua alma. É necessário que você organize um grupo de estudos do Evangelho, para que as criaturas afinadas com o seu coração possam aparecer. É necessário, Raul, que você cante a mensagem da Doutrina Espírita, para que as almas irmãs ouçam o seu cantar, se aproximem, dando ensejo à formação futura de uma célula espírita."

(SAID, Cezar Braga. Raul Teixeira, um homem no mundo: 40 anos de oratória espírita. Rio de Janeiro, Editora Fráter Livros Espíritas, 2008).

No ano seguinte, em 1978, o jovem pregador iniciava as atividades na Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ),  com uma reunião de palestras e passes, às terças-feiras.  

Motivadas pela divulgação, as pessoas foram chegando, e ali se estabeleciam os vínculos com aqueles que iriam compor a nova sociedade espírita, o que veio a ocorrer no dia 4 de setembro de 1980, com a assinatura da Ata de fundação.

As atividades foram iniciadas em um imóvel alugado, no centro de Niterói. Era uma pequena sala que abrigava todas as reuniões. Com o crescimento do número de frequentadores e a ampliação dos trabalhos, tornou-se necessário buscar um outro local. A SEF passou por mais dois imóveis alugados até a aquisição da atual sede própria, em 1990.

Com o tempo, o grupo foi crescendo. Alguns se foram e outros chegaram, e, na atualidade, a SEF conta com mais de 400 voluntários que atuam na sede, em tarefas doutrinárias espíritas e assistenciais, e no Remanso Fraterno, obra socioeducacional da Instituição.

Maiores detalhes dessa história poderão ser encontrados na obra O Chamado dos Irmãos de Luz – Raul Teixeira, Vida e Obra, de autoria de Osvaldo Esteves Farias, editada pela Editora Fráter Livros Espíritas, em 2008.

Acesse o site do Remanso Fraterno clicando aqui.